Odete Estêvão

5 de jan de 20223 min

Pequenas Histórias sobre o Chocolate

Reza a história que o cacau e o chocolate, dois dos mais famosos e deliciosos produtos alimentares do Universo, são também altamente nutritivos e, como tal, têm sido ao longo dos séculos, associados de forma positiva ao bem-estar e saúde humana. E são muitos os contos que retratam esta posição.

·

Baumé, mestre farmacêutico em Paris, indicou em 1773 nos seus Elementos de farmácia teóricos e práticos: “O chocolate é um alimento agradável; torna-se medicamento quando se trata de fortalecer o peito, e de restaurar. É adequado para aqueles que são atacados por doenças de consumo, mas há temperamentos aos quais produz maus efeitos, devido à grande quantidade de matéria oleosa que contém. Cabe aos médicos que o utilizam como medicamento examinar as indicações. É um composto de grãos de cacau e açúcar: quando contém apenas isto, chama-se Chocolate de Saúde.

·

Buc'hoz, médico de Monsieur, o futuro Luís XVIII, declarou em 1785: "O chocolate não é apenas nutritivo mas é também um medicamento" e o Codex 1818 indica: Chocolata simplicior quam vulgo dicunt chocolat de santé. "O chocolate mais simples é normalmente chamado chocolate de saúde."

·

De Caylus em 1719 no Histoire du Cacao et du Sucre afirma: "O cacau é uma substância muito nutritiva e de fácil digestão, muito adequada para preservar a saúde, prolongar a vida dos idosos e muito adequada para reparar o cansaço espiritual e as forças esgotadas."

·

Em 1556, "o conquistador anónimo", um cavalheiro que era companheiro de Cortez, relatou sobre o consumo de chocolate pelos astecas: "Quem bebe uma chávena de chocolate pode, por mais longe que ande, andar um dia inteiro sem comer mais nada."
 

·

A 25 de Março de 1684, Foucault apresentou a primeira tese sobre o chocolate, Ad chocolatae usus salubris, na qual afirmou: "O chocolate é tão nutritivo que não há caldo de carne que o substitua por mais tempo ou com mais força."
 

·

Em 1813, Brown escreveu: "Durante as guerras napoleónicas, os espanhóis provaram que o chocolate é nutritivo num pequeno volume. Os guerrilheiros, que fizeram tanto mal ao exército francês, alimentavam-se quase exclusivamente de chocolate em pó misturado com água e suportaram corajosamente um grande cansaço, enquanto as nossas tropas francesas apenas mantiveram a sua saúde e resistiram ao clima absorvendo uma comida mais substancial, o que exigiu comboios esgotados."
 

·

Em 1662, Henry Stubbes, um médico inglês, relatou que beber chocolate com canela e noz-moscada aliviava a tosse. Em 1687, Nicolas de Blégny combinou xarope de baunilha e chocolate para acalmar a "ferocidade da tosse".
 

·

Henry Stubbes, um médico inglês, relatou em 1662: "O chocolate produz bom sangue e fortalece o coração e os órgãos vitais. É uma das bebidas mais saudáveis e valiosas já descobertas. Nenhum dos seus constituintes é prejudicial por si só ou em combinação, todos eles são benéficos para o nosso corpo, quer sejamos jovens ou velhos. O seu efeito vai muito para além do atribuído ao consumo de vinho."

·

Nicolas de Blégny em 1687 em Le Bon Usage du thé, du café et du chocolat recomenda o chocolate a oradores, pregadores e todos aqueles que têm atividades intelectuais a fim de "despertar e fortalecer a sua memória".

·

José d'Acosta em 1604 escreveu: "Comer pasta de chocolate é benéfico para as perturbações estomacais. "Vinte anos mais tarde, Santiago de Valverde Turices declara: “Chocolate bebido em pequenas quantidades é um medicamento que satisfaz os distúrbios estomacais".

·

Brillat Savarin, em 1825, aconselha: " Que qualquer homem que tenha bebido algumas gotas a mais do copo de voluptuosidade, administre-se um bom meio litro de chocolate âmbar. "

·

Sobre a invenção de chocolates medicinais de todos os tipos, um jornalista escrevia em 1860: "Em breve, se isto continuar, todos os medicamentos dos farmacêuticos passarão debaixo do rolo do fabricante de chocolate e cada doença terá o seu chocolate especial!".

·

Quanto ao professor Chaveron, ele escreve em 1989: “O tempo não demora que o consumo de chocolate será aconselhado nos regimes, limitando os riscos de arteriosclerose!“

·

Os astecas usavam frequentemente figuras de linguagem para descrever certas coisas. Para o cacau, era "sangue do coração". A cabossa simbolizava o coração oferecido aos deuses durante os sacrifícios humanos e o chocolate, o sangue, o fluido vital, o alimento do sol. No Codex Fejervary-Meyer, o cacaueiro aparecia entre o deus do milho (vida) e o deus da morte, simbolizando o renascimento, a vitalidade e de vida eterna. Atualmente, é na prevenção dos acidentes cardiovasculares e do envelhecimento que o chocolate parece encontrar um dos seus trunfos!

Textos da obra “ Cet aliment qui vous veut du bien “ de Christiane Tixier, 2008, Edlwwitora Groupe Eyrolles.

250
2