Como fazer uma trufa de chocolate


Uma trufa deve ser macia e cremosa no seu interior, revelando sabores, aromas e texturas. Para que isso aconteça existem dois elementos chave numa trufa: a ganache que é uma emulsão de chocolate e natas ou outro líquido e o chocolate temperado para as cobrir e/ou cacau em pó. Trata-se dum processo simples e não necessita de equipamento dispendioso.



Como fazer uma ganache clássica?


INGREDIENTES

· 125 g de chocolate 70% cacau

· 125 g de natas 35%G

· Cacau em pó qb


CONFEÇÃO

1. Parta o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os numa taça.

Confeção de ganache clássica com chocolate negro e natas

2. Num tacho, leve as natas ao lume e deixe ferver por um minuto. Retire.

3. Verta as natas quentes no chocolate por três vezes: deite um pouco até o chocolate ficar embebido de natas. Mexa um pouco e repita a operação anterior por mais duas vezes.


4. Mexa com rapidez para a mistura ficar emulsionada, macia e brilhante.

5. Tape com película aderente, mesmo junto da ganache, e deixe descansar à temperatura de 16ºC a 18ºC por 12 horas (durante a noite por exemplo) para solidificar, e permitir que o chocolate cristalize.

6. Após as 12 horas, retire pequenas porções com uma colher de café e com as mãos faça bolinhas. À medida que for fazendo as bolinhas, coloque-as num tabuleiro com papel vegetal e leve ao frio para "prender" um pouco. Retire-as do frio e num tabuleiro com cacau em pó faça-as rolar.


Confeção e molde de trufas de chocolate

7. Se já conhece o processo de temperagem do chocolate, antes de passar pelo cacau em pó, pode colocar chocolate temperado numa palma da mão e rolar a trufa para que fique toda coberta de chocolate. Deixa solidificar um pouco e depois rolar a trufa pelo cacau em pó.

8. Pode armazenar as trufas hermeticamente fechadas a uma temperatura de 18ºC a 20ºC. Quando for consumir as trufas, retire-as do frio até estarem à temperatura ambiente.


Recomenda-se que o chocolate seja degustado com o palato limpo de sabores e à temperatura ambiente para se conseguir sentir os aromas e sabores de forma mais intensa, o que não acontece se o mesmo for consumido frio.


Se ainda assim, não quiser fazer a nossa receita, experimente a nossa coleção de trufas.






32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo